Registo RNET nº 9215 Classificado como Monumento de Interesse Público, o SOLAR DO SOUTO é uma Casa Senhorial do século XVIII, mas cuja origem é muito mais antiga. Situado no coração da Região de Basto, o SOLAR DO SOUTO está rodeado de verdejantes jardins onde predominam as japoneiras centenárias.

Dispõe de quatro quartos de casal e um quarto duplo, todos com casa de banho privativa, várias salas e salões, capela, biblioteca e piscina que oferecem condições excepcionais para festas, recepções, convívios, férias e fins-de-semana no silêncio e sossego rural.


A gastronomia é também um factor a considerar quando se prefere o SOLAR DO SOUTO. Aqui encontrará magníficos sabores que o irão de certeza deliciar.


Desde 1993 que a casa dedica-se ao Turismo de Habitação.
"Tudo é majestoso. A torre sineira da capela, com cúpula bulbiforme, lembra a de uma igreja paroquial; o quadrilátero que a casa forma evoca os vastos conventos barrocos da Baviera; as topiarias de japoneiras são monumentais, e até o panorama sobre o vale é grandioso" - Anne de Stoop, em "Palácios e Casas Senhoriais do Minho". "A capela apresenta um retábulo de estilo neoclássico com colunas coríntias e cimalhas em arco triunfal, rematado por querobins. A talha é dourada e pintada em tons ebúrneos"

Por tudo isto, e muito mais, esperamos a sua vinda ao SOLAR DO SOUTO, que foi restaurado com a preocupação de manter o que é genuíno e original, sem esquecer o conforto e bem estar necessários nos dias de hoje.
 
Registo RNET nº 9215 

on
categories: edit post

Translate